Formigas
- geislaoro
- 13 de dez. de 2015
- 3 min de leitura

As Formigas são da família Formicidae, é o grupo de insetos mais numerosos que existe, são seres que possuem uma interessante organização em sociedade, por isso são chamados de eusosocias. É o grupo de insetos mais numeroso do planeta
As formigas são fundamentais para a manutenção da atividade do solo, do microclima, e ainda influenciam a manutenção da diversidade e recomposição terrestre.
Acredita-se que o surgimento das formigas na Terra deu-se durante o período Cretáceo (há mais de 100 milhões de anos) e pensa-se que elas evoluíram a partir de vespas que tinham aparecido durante o período Jurássico. O estudo das formigas denomina-semirmecologia.

No formigueiro...

TRABALHO SEM FIM Boa parte do funcionamento de um formigueiro é responsabilidade das formigas operárias. Entre algumas espécies de saúvas, elas se dividem em quatro grupos.
Como é... 1 - As ESCAVADORAS trazem folhas para o ninho 2 - As SOLDADAS defendem a colônia do ataque de outros animais 3 - As JARDINEIRAS cuidam dos jardins de fungos: elas trituram as folhas trazidas para que fungos se instalem nelas e sirvam de comida para todos 4 - As GENERALISTAS cuidam dos ovos e limpam o formigueiro FAMÍLIA PRÓPRIA Além da rainha e das operárias, há as fêmeas aladas (com asas), que acasalam com os machos. A missão não é fácil: elas viram presas fáceis de outros bichos quando voam para se reproduzir. As que sobrevivem botam ovos e viram rainhas de novos formigueiros. A partir desse único voo de acasalamento, a rainha bota ovos pela vida toda. Os machos acabam morrendo. TODOS POR ELA Normalmente, só há uma rainha. Ela comanda tudo, liberando substâncias que, pelo olfato, orientam as outras formigas. A rainha passa a vida pondo ovos, e, quando morre, o formigueiro acaba. DE OLHO NAS PEQUENAS Ao menos uma das câmaras é habitada pelas larvas, que nascem dos ovos e se tornarão formigas. Não faltam cuidados: operárias até abrem novos túneis para refrescar o berçário. 1 QUILÔMETRO É a extensão dos maiores formigueiros já encontrados no Brasil. Estima-se que milhões de formigas habitem esses imensos ninhos É PORCARIA? Vai para o lixo! Todos os resíduos de comida, e até formigas mortas, são levados por operárias para uma area onde a colônia acaba. Assim, as bactérias que o lixo atrai ficam longe, evitando contaminação. VOCÊ SABIA QUE... ... nem todos os formigueiros são subterrâneos? Alguns são erguidos em formato de montes de terra que chegam a 1,5 metro de altura. E há os que são feitos no
topo de árvores.
Ficha Técnica
Reino: Animalia Filo: Arthropoda Classe: Insecta
Super-ordem: Endopterygota
Ordem: Hymenoptera
Família: Formicidae
Comprimento: em média 1 cm
Cor: depende da espécie, mas a maioria são vermelhas ou pretas
Quantidade de espécies: mais de 10.000 espécies catalogadas
Curiosidades
- Cabe a formiga rainha a função de reprodução da colônia. A rainha pode viver até 18 anos.
- As formigas são insetos que sentem o cheiro das coisas através de suas antenas.
- Num formigueiro existe total organização, sendo que as tarefas são bem divididas entre as formigas.
- Alimentam-se principalmente de sementes e restos vegetais .
- Comunicam-se entre si através de liberação de feronomas (compostos químicos).
- Algumas formigas podem picar e passar um tipo de ácido que pode irritar a vítima.
- Além da rainha, num formigueiro existem as sentinelas (segurança), operárias (fazem os túneis do formigueiro e buscam alimentos) e as enfermeiras (cuidam das larvas).
- O acasalamento da formiga rainha acontece num vôo nupcial. Após a fecundação o macho morre e a rainha perde as asas antes de botar os ovos.
Agora um documentário sobre essa criatura peculiar
Eai, o que você achou, desse inseto tão interessante?
Quantas formigas de espécies diferentes você já viu?
Você sabia que elas eram tão importantes??
O que mais que você achou sobre sobre elas?? Conte para nós!!!
PARA TERMINAR IMPRIMA E FAÇA A ATIVIDADES DA DONA FORMIGA

Tchau!!!!!
Comments